1984
Inaugurado o Lar São Vicente de Paulo
Numa cerimônia em que compareceram várias autoridades municipais, religiosas e populares, foi inaugurado o Lar São Vicente de Paulo, com o propósito de abrigar idosos desamparados.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de toda a diretoria da entidade, bem como a presença do Governo Municipal, Dr. Labibo Buissa, que logo após a celebração da missa, pelo Padre Tadeu, fez um discurso elogiando o trabalho da diretoria da entidade, ressaltando que a mesma “é composta por pessoas capacitadas, eficientes e de grande dedicação em prol da causa do Lar São Vicente de Paulo”.
Na ocasião o presidente Alexandre Barreto, fez o uso da palavra em agradecimento ao prefeito municipal, a população em geral e pediu que as autoridades municipais continuem colaborando, bem como, a população de Macaubal. Barreto, falou, também da atual situação da entidade que segundo ele “não é ruim, mas não é privilegiada, pois o Lar São Vicente de Paulo, em seu primeiro ano de funcionamento não receberá nenhuma ajuda quer do Governo Estadual, quer do Governo Federal ou de entidades assistenciais”.
O presidente Alexandre Barreto do Amaral, ressaltou a colaboração da prefeitura municipal, através do Governo Labibo Buissa, quando fez várias contribuições durante o período de construção, e agora vem colaborando com dois funcionários que trabalham no Lar São Vicente de Paulo.
A diretoria está toda empenhada para a arrecadação de fundos para a manutenção da entidade, pois a verba existente, só dará para manter os velhinhos durante 3 meses. O presidente Barreto, afirmou que “Os velhinhos do Lar São Vicente de Paulo, são oriundos de outras cidades e fez um apelo para que, colaborem com a entidade, para que o Lar possa abrigar os velhinhos de toda a região.
O Lar São Vicente de Paulo abriga 6 idosos, sendo 3 homens e 3 mulheres, contando, além do trabalho da própria diretoria na entidade, mais 3 funcionários que se dedicam diuturnamente para atender os velhinhos.
Jornal original
Clique para ampliar
A DIRETORIA
O Lar São Vicente de Paulo, fundado em 28 de maio de 1984 e reconhecido de utilidade pública pela Lei Municipal nº 20, de 21 de dezembro de 1984, é composto pelas seguintes pessoas:
Presidente: Alexandre Barreto do Amaral;
Vice-Presidente: Dorival Ferreira Nunes;
1º Secretário: Pompilio Braguini;
2º Secretário: Durvalino de Lazari;
1º Tesoureiro: Donizete Aparecido de Oliveira;
2º Tesoureiro: Adib Kassis;
Vogal: Santo Paro.
Segundo informações colhidas junto ao presidente Barreto, muitas pessoas lutaram para a construção do Lar São Vicente de Paulo e entre tantas, as seguintes: Izoardo Mariano do Praso; Armando Marcos Bati; Rubens Barufi; Orlindo Inácio de Lima.
“É evidente que, é impossível colocar o nome de todas as pessoas que lutaram, portanto, o nosso sincero agradecimento para toda a população de Macaubal e para todas autoridades do Município que sempre colaboraram com o Lar São Vicente de Paulo, finalizou o presidente Alexandre Barreto do Amaral”.
NOSSA HISTÓRIA
O Lar São Vicente de Paulo foi fundado no município de Macaubal em 28/05/1984.
Uma história de muito amor
O Lar São Vicente de Paulo foi fundado no município de Macaubal em 28 de maio de 1984, da iniciativa da Conferência Nossa Senhora Aparecida, que preocupada com as pessoas idosa assistidas por seus confrades e consócias, decidem promover eventos para arrecadar recursos financeiros para realização do sonho.
26/10/1983Foi em 26 de outubro de 1983 que conseguiram comprar quatro lotes, envolverão a comunidade no projeto e por meio de doações e voluntários comprometidos, promoveram mutirão para edificação do prédio, e que ao termino de suas obras tornou-se obra unida a Sociedade de São Vicente de Paulo, entidade sem fins lucrativos, uma organização católica de âmbito internacional, fundada em Paris – França em 1.833, que chegou ao Brasil em 1.872, tendo como um dos princípios a efetivação dos direitos fundamentais e básicos que todo cidadão necessita para viver com dignidade.
Com relação à parte organizacional e gestão, a Entidade é constituída por voluntários que compõem desde a diretoria ao conselho fiscal, sendo o mandato de dois anos, conforme previsto no Estatuto Social.
28/05/1984A entidade oferta serviço sócio assistencial de Proteção Social de Alta Complexidade – Serviço Acolhimento Institucional, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviço Sócio assistencial (Resolução nº 109, 11 de novembro de 2009). Oferta serviço de abrigo institucional para pessoa idosa com idade igual 60 anos ou mais de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, e que se encontram em situação de risco pessoal, social e de vulnerabilidade a fim de garantir a proteção integral. Também são atendidos idosos com vínculos parentescos ou afinidade – casais, irmãos, amigos, entre outros, na mesma unidade.
Possui característica domiciliar, assegurando o idoso a proteção integral, alimentação em conformidade com cada caso, e um ambiente acolhedor e humanizado com espaço físico adequado para o convívio e bem estar da pessoa idosa com condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, e privacidade com instalações divididas de forma adequada ao atendimento de ambos os sexos, onde existe integração dos idosos de diversos graus de dependência e local para receber visitas e as atividades comunitárias.
Atualmente atende 21 pessoas idosas, sendo 33,33% do sexo feminino e 66,67% do sexo masculino, com idade entre 60 a 91 anos; 28,57% dos idosos residem entre (1mês – 4 anos), 38,10% (5 a 10 anos) e 33,33% residem a mais de 10 anos na organização. Destes 52,38% são solteiros e não possuem filhos e a demanda pelo abrigo institucional 55% estavam situação vulnerável e/ou risco social destes 50% foram encaminhados pelo CRAS e CMI. A organização oferece uma vida com dignidade e privacidade que é de direito, proporcionando todos os cuidados diários para uma vida mais digna.
Consta dos setores de cozinha, lavanderia, refeitório, dormitórios, sala de convivência, sala de tv, área de recreação interna, com profissionais capacitados: cuidadores, serviços gerais, cozinheira, administrativo, auxiliar/técnico de enfermagem e equipe multidisciplinar com Assistente Social, Nutricionista, Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicóloga e Captação de Recursos.
As ações desenvolvidas: Atendimento Psicossocial, Encontro Familiar, Atendimento Social, Passeios culturais de lazer, Preservação da autonomia e autocuidado, Eventos atividades de entretenimentos e Visitas da comunidade, Oficinas, passeios, integração comunitária.
Estrutura2020
Tudo com muito amor!
Consta dos setores de cozinha, lavanderia, refeitório, dormitórios, sala de convivência, sala de tv, área de recreação interna, com profissionais capacitados: cuidadores, serviços gerais, cozinheira, administrativo, auxiliar/técnico de enfermagem e equipe multidisciplinar com Assistente Social, Nutricionista, Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicóloga e Captação de Recursos.
As ações desenvolvidas:
Atendimento Psicossocial, Encontro Familiar, Atendimento Social, Passeios culturais de lazer, Preservação da autonomia e autocuidado, Eventos atividades de entretenimentos e Visitas da comunidade, Oficinas, passeios, integração comunitária.